quinta-feira, 30 de abril de 2009

1963 - Alan Moore

Aproveitando o clima dos posts da Marvel, vou postar uma HQ que tem tudo a ver, 1963 de Alan Moore! Essa obra faz parte da empreitada que o véio doidão de Northampton fez nos anos 90 para resgatar os valores dos super-heróis que ele considerava estarem perdidos, grande parte por culpa dele mesmo, que deu o pontapé inicial na onda de ultraviolência a amoralidades nas hqs com Watchmen. Dessa empreitada sairia ainda Supreme, com a homenagem a Superman e seu mito. Em 1963, porém, a homenagem (ou paródia?) é aos primeiros anos da Marvel. Mais do que isso, essas obras foram os primeiros quadrinhos com a temática nos próprios quadrinhos, onde ele enaltecia a inocência e os valores dos primeiros super-heróis, com histórias divertidas e aparentemente simples mas utilizando recursos bem complicadinhos, como fractais e metalinguagem. A serie 1963 é composta de vários títulos (fictícios) com a história se interligando, coisa própria das histórias de Stan Lee e Jack Kirby na época da marvel, e tem arte de Steve Bissette, John Totleben, Rick Veitch e Dave Gibbons (entre outros), que captam perfeitamente o espírito do ano. Depois você pode comparar as várias semelhanças com as revistas do ano 1963 da Marvel. Abaixo as 3 primeiras edições, onde você pode ver análogos do Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Nick Fury, Capitão América e Homem de Ferro, entre outros coadjuvantes (clique nas imagens):

1963_11963_21963__03

Agora um anúncio:

PRECISA-SE DE DIAGRAMADOR PARA

ESSA SÉRIE!


Faltam 3 edições para acabar a série. Conversando com o Haziel do The Centurions, ele me disse que está faltando alguém para letrar, então se você manja de Photoshop e se habilita, entre em contato. Além disso, eles estão procurando Tradutores e Diagramadores para vários projetos lá no Toca da Coruja, alguns você nesse tópico e nesse, além do blog do grupo. E aí, vamos ajudar?

2 comentários:

Anônimo disse...

eu gostei desse "1963"! moore sempre gênial resgatando a pureza e leveza dos quadrinhos antigos é uma idéia muito boa. e só o mago barbudo e reclamão do moore, para fazer essa tarefa de uma maneira bem feita! eu vou tentar comprar essa minissérie. gostei do fator de cura! vou passar a visitar o blog sempre! um abraço!

Anônimo disse...

O link ta quebrado.