quinta-feira, 16 de abril de 2009

Preacher Especial - A história do Cara-de-Cu

image

Direto das páginas do quadrinho mais profano que existe, Preacher, o senhor Cara-de-Cu (arseface) é mais um dos infames personagens criados por Garth Ennis. O que muita gente não sabe, porém, é que ele foi inspirado em uma pessoa e em uma história real.

Em meados de 80, a banda de metal Judas Priest foi processada por suas musicas conterem supostas "mensagens subliminares" que teriam levado dois jovens a cometerem suicídio com uma espingarda no playground de uma igreja em uma pequena cidade dos States. Na verdade tentarem, pois um deles não foi bem sucedido. Ele era James Vance, e teve o rosto desfigurado para o resto de sua vida, que duraria mais três anos, acabando por overdose de remédios. As famílias de Vance e seu amigo Ray Belknap (o sortudo que conseguiu morrer) moveram uma ação contra a banda pedindo 6,2 milhões de doletas alegando que a música "Better By You, Better Than Me", da banda, continha uma mensagem subliminar que dizia "Do It" (faça), e isso teria levado os adolescentes a cometerem suicídio. HÃ?? É isso mesmo, uma passagem das guitarras da música parece formar a singela frase.
Ouça aqui os trechos e tente ouvir a mensagem diabólica.

O júri concluiu que realmente se ouve a frase na música, mas é uma combinação de sons aleatórios não intencionais e que não havia evidências que eles poderiam influenciar os dois garotos. Assim, o mestre cuecão de couro do metal Rob Halford e sua trupe foram inocentados. Mais infos aqui e aqui.

E abaixo, um vídeo com o verdadeiro Cara-de-Cu. Só assista se tiver estômago forte:

---mostrar o vídeo---

Ok, e Ennis? Bem, Ennis se "inspirou" no caso para montar seu carismático personagem. Na história de Você-Sabe-Quem (esse é o título da HQ), Somos apresentados a dois camaradas viciados em Nirvana, que se dizem "Grunges", e se sentem órfãos de Kurt Cobain (que você sabe como se matou, não?). Assim, Ennis não usou a difícil-de-engolir história das mensagens subliminares, dando a seus personagens motivos bem mais explícitos, assim como uma história daquelas, com selo de qualidade Preacher.

Acompanhe então a "origem secreta" do nosso suicida fracassado favorito, o Cara-de-Cú!!! Download abaixo:

-Parte 1
-Parte 2

Um comentário:

CAIO disse...

Eu tenho Essa HQ.
Mas o que você disse é verdade,
no Especial "A história de você sabe quem" você vê que a coisa é bem mais complexa.
Não acredito que a música possa nos influenciar tanto.