sexta-feira, 17 de abril de 2009

1961 - A criação do universo

O universo da Marvel "oficial" é o que conhecemos como Universo 616, ou Terra 616. Esse termo foi inventado por Alan Moore (a 1ª vez que cito esse nome aqui, Deus me perdoe por fazê-lo num post da Marvel) enquanto escrevia as história inglesas do Capitão Marvel, onde ele viajava por dimensões e a principal seria a 616, segundo Merlin, o protetor do Multiverso.

O porquê dele usar esse número é desconhecido, uns dizem que é um número aleatório, outros que é referência ao setor 2814 dos Lanternas Verdes, outros ainda dizem que é alusão ao capeta(!). Eu acho que nem ele sabe, e uma outra hipótese (e a que eu mais gosto) é a que ele usou como referencia o ano 61, mais o 6 não sei da onde. Esse é o ano em que foi publicada a primeira revista de super-heróis da Marvel, Fantastic Four 1. Outros personagens já haviam aparecido antes (como Namor em 39) mas 61 é o ano contado como início do universo Marvel. O curioso é que foi publicada apenas 1 revista de super-heróis nesse ano. A Fantastic Four 2 só sairia em 62. Então baixe abaixo esse pivô da cultura pop (o scan está no idioma original, inglês):

Fantastic Four 1 -1961

2 comentários:

Yasendick disse...

Gostei bastante, parabéns pelo belo trabalho com o seu blog, baixei o Quarteto Fantástico e apesar de não ser muito craque no inglês eu pude entender grande parte, espero que continue com a Cronologia.

Unknown disse...

Valeu o elogio, man! Com certeza pretendo continuar, em breve...

1 abraço